quarta-feira, 17 de junho de 2015

Links para Parcerias Futuras

E-mail do Gabriel: gasarrie@usp.br
Celular - Whatsapp : 019-988627438





Conversa que tive esta semana com os alunos da Disciplina LCE 100 - Mercado de Trabalho, Gestão e Certificação da Qualidade,  de graduação.

Fazer analogias para pós-graduado.


Estamos acabando o programa da disciplina, assim gostaria que pensemos na possibilidade de termos parcerias futuramente, colocarei algumas possibilidades, seguramente tem muitas outras.


Links para Parcerias Futuras


1) Laboratório de Analises Estatísticas (LAE) da ESALQ. Eu cuido da Estatística para Pesquisa e Gestão, Estatística Robusta e Simulação Bootstrapping.
Temos 11 professores de estatística e aproximadamente 70 alunos de pós-graduação em estatistifica da ESALQ que trabalham nas analises do LAE.
Podemos colaborar nos aspectos estatísticos de seus trabalhos nas áreas de gestão ou pesquisa.
Também você pode ser estagiário na área de produção de alimentos e estatística. Os estatísticos estão muito escassos, por isso uma competência em estatística aumenta sua empregabilidade e competitividade. Veja que essa escassez impacta no salario do estatístico, o segundo do brasil atrás somente do medico. Eles são contratados antes de acabar a graduação, tenho uma filha no penúltimo ano de estatística na USP de São Carlos, já foi convidada para fazer estagio remunerado no Banco Itaú (2400 $R), ver referencia abaixo, Anexo 1.
Podemos fazer isso na graduação ou na pós-graduação.
O LAE está saturado de trabalho, eu por exemplo, somente analiso dados de meus alunos  de graduação e PG ainda assim o tempo fica escaço




2) Painel Permanente para Pesquisa de Mercado de Trabalho do Cientista dos Alimentos


Divulgar Portal: Pesquisa de Mercado de Trabalho para Cursos de Graduação da ESALQ



http://mercado-trabalho-esalq.blogspot.com.br

Quem quiser trabalhar nesse projeto permanente, tem que gostar de:
·      Computação: Bancos de dados pesquisas em internet.
·      Data Minig, Crunching e Analysis. Textor mining, Big Data.
·      Estatística:
o  Dimensionamento ótimo de amostras
o  Estat, robusta para gestão e pesquisa (Kruskal Wallis, Wilcoxon, Corelaçã de Speerman, etc)
o  Estatística multivariada: MANOVA, Cluster Analysis, Principal Components Analysis, Analise Discriminante, Funções Canônicas.
o  Estatística paramétrica: ANOVA, regressão (simples e múltipla) correlação, testes de comparações múltiplas- Tukey, Duncan, etc.
·      Pesquisas de Mercado – CRM
·      Planejamento Estratégico
·      QFD
·      BI
·      Planejamento Estratégico
·      FEMEA - RCA - DOE, etc.

·      E-Learning: disciplina de Estat. Robusta PG, já para Unesp RC e Cabo Frio (e Piracicaba), ano que vem convite para Peru, Argentina, África do Sul e China (dois últimos locais legais para quem quer treinar inglês).
Dedicação: 2-3 horas por semana, 80% em casa, reuniões a cada 15 dias 30 minutos, videoconferência.


3) Pesquisas em Metrologia para Ciência dos Alimentos: material de referência laboratorial (MRL) para arroz, feijão, soja, tomate, café, feed (ração de animais), açúcar e cana de açúcar, bovinos (músculo, rim, fígado, cérebro, sangue).
Vidro de 100 ml ou mg = 800 US$.
Já aprovamos projeto de 1.000.000 $R e agora outro para criar um NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) para produção e distribuição no BR de MRL.



4) Orientação de estágios ou pratica profissionalizante ou mestrado, doutorado ou pós-doutorado nas áreas de gestão, certificação de 
qualidade, inteligencia de negócios e sistemas de informação, todo aplicado à produção de alimentos, ecologia aplicada e metrologia, preferivelmente para quem trabalhe no Item 2. Estou cadastrando minhas duas disciplinas de PG no Curso de Ciência dos Alimentos, já estão cadastradas em Estatistifica e Ecologia Aplicada: Estatística Robusta para Pesquisa e Gestão e Residencia em Análises Estatísticas.

5) Projetos de consultoria em Gestão, Certificação (nacional e internacional), Inteligencia e Informação para Produção de Alimentos. O tempo está um pouco escasso para esta atividade, mas tenho bastante experiencia, como para atuar em coaching ou mentoring.

6) Bater papo para fortalecer networking (52% dos empregos nos EUA (USA) são conseguidos através de networking, imagine no Brasil, que as pessoas conversam muito mais. Fonte: parceria ESALQ e CENA com o MIT ( Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Anexo 2. Pense muito ao recusar participar de um churrasco, feijoada, pizzada, macarronada, paella, happy hour, cervejada, festa de aniversario, casamento, ate velório, etc. Sempre tenho cafe, chá, água mineral e umas bolachas no departamento de Estatistifica, podemos ir também no CENA onde trabalho a pesquisa em alimentos.






Anexo 1 - Salario Estatístico


http://oglobo.globo.com/economia/emprego/estatisticos-entram-em-cena-carreira-tem-segundo-melhor-salario-7347090

Estatísticos entram em cena: carreira tem segundo melhor salário

Puxada pelo mundo digital, profissão ocupa 6º lugar no ranking das melhores carreiras, informa Ipea

POR 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 



Anexo 2) MIT - http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_de_Tecnologia_de_Massachusetts



Instituto de Tecnologia de Massachusetts (em inglêsMassachusetts Institute of TechnologyMIT) é um centro universitário de educação e pesquisa privado localizado em CambridgeMassachusetts, nos Estados Unidos.
O MIT é um dos líderes mundiais em ciência, engenharia e tecnologia, bem como outros campos, como administraçãoeconomialinguística,ciência política e filosofia. Dentre seus preeminentes departamentos e escolas, destacam-se: Sloan School of ManagementLincoln Laboratory,Computer Science and Artificial Intelligence LaboratoryMedia Lab e Whitehead Institute.
Dentre os professores e ex-alunos do MIT estão incluídos vários políticos (entre os quais a senadora vitalícia italiana Elena Cattaneo), executivos,escritoresastronautascientistas e inventores preeminentes. O MIT já produziu mais de 70 Prêmio Nobel, oito dos quais são membros do seu corpo docente atual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário