terça-feira, 13 de maio de 2014

Aula X – 13/5/2014
- Refletir e colaborar na elaboração das listas de exercícios (Tarefas individuais):
   - Exercício 1 – Elaborar 8 slides sobre Sistemas Mundiais de Gestão e Certificação Internacional da Qualidade;
   - Exercício 2 - Criar banco de dados e aplicar Teste T, discutir os resultados.
   - Exercício 3 - Elaborar a primeira (com as 10 primeiras ferramentas – ver blog) de 6 apresentações sobre as 56 ferramentas mais utilizadas na gestão empresarial, para cada uma delas colocar:
o   5 a 7 itens de conceituação
o   1 item de classificação (estratégica, tática ou operacional)
o   Alerta alunos não acham algumas ferramentas
o   Colocar explicitamente as siglas e sinonímias
  - Exercício 4 - montar um banco de dados para rodar ANOVA no SAS – Rodar e elaborar um relatório.
  - Exercício 5 - Elaborar um Gráfico de Controle de Shewhart no seu âmbito de pesquisa.
  - Exercício 6 - Elaborar um exemplo individual, no seu âmbito de pesquisa para aplicar as ferramentas: Diagrama de Dispersão e Regressão.
  - Exercício 7 - Pesquisar SWOT, Brainstorming, brainswriting e Multivotação e Gráfico de Pareto colocar no Blog Individual, 30 linhas – Dinâmica em 2 aulas da disciplina, 4/6.


- Dead Line de Exercícios:
   - De 1 a 4 podemos cobrar 4/6?
   - De 5 a 7 podemos cobrar 11/6?




- Projeto de Carolina Bartoletti:
     - Tamanho ótimo de amostra – Amostragem




AMOSTRAGEM

Sampling Techniques – William Cochran
 
 




n = tamanho da amostra
np = tamanho da amostra piloto; em cada caminhão 9 furos, np = 9
t = valor “t” de Student, com np-1 graus de liberdade e uma confiança especificada
s = estimativa do desvio padrão a partir de amostra piloto
d = margem de erro ou precisão escolhida
N = tamanho da população




Aula XI – 21/5/2014
- Não darei nada de novo até tirar todas as duvidas dos exercícios dados;
- Refletir e colaborar na elaboração das listas de exercícios (Tarefas individuais), faltam 2 aulas para iniciarmos as apresentações, alguém quer apresentar algum exercício?:
   - Exercício 1 – Elaborar 8 slides sobre Sistemas Mundiais de Gestão e Certificação Internacional da Qualidade;
   - Exercício 2 - Criar banco de dados e aplicar Teste T, discutir os resultados.
   - Exercício 3 - Elaborar a primeira (com as 10 primeiras ferramentas – ver blog) de 6 apresentações sobre as 56 ferramentas mais utilizadas na gestão empresarial, para cada uma delas colocar:
        - 5 a 7 itens de conceituação
        -  1 item de classificação (estratégica, tática ou operacional)
   

1- SWOT

8- Poka-yoke
2- PDCA

9- Cel. Auto gerenciada, célula de trabalho ou Unidade Gerencial Básica
3- SDCA

10- Círculo de Controle da Qualidade - CCQ

4- FMEA / FTA


5- PO – IT – Procedimento Operacional e Indução de Trabalho[PLJ1]  ou POPadrão


6- 5S – 10S


7- 7 Ferramentas para o Controle da Qualidade


   
         - SDCA: http://kaizenfieldbook.com/marksblog/archives/tag/sdca
UNIDADE GERENCIAL BÁSICA
http://recursoshumanosemdestaque.blogspot.com.br/2010/12/unidade-gerencial-basica.html
“ OBJETIVO - A criação das Unidades Gerenciais Básicas – UGB’s visa estabelecer o gerenciamento da rotina pelos próprios funcionários, tendo como aspectos básicos a padronização da rotina e o controle da rotina, girando o PDCA. Cada UGB passa a possuir o seu próprio PDCA e deve prestar contas de suas metas de melhorias através de workshops. Os itens da rotina (Procedimentos Operacionais) devem ser acompanhados via Administração Visível. A Unidade Gerencial Básica é o menor grupo de funcionários definidos dentro da empresa, sendo, normalmente, parte de um departamento e não necessariamente necessita de uma chefia. Esta unidade pode operar com líder produtivo que faz a intermediação da equipe com a administração. A Unidade Gerencial Básica serve também para definir responsabilidades na ponta (mais próximo do cliente) e gerar a necessária autonomia para se conseguir atingir as metas propostas.

EFEITO ESPERADO - Que cada célula possua responsabilidade e autonomia totalmente definidos de tal forma que o papel de chefia se transforma em monitor, treinador e negociador de metas, levando esta função para a retaguarda e não mais na dianteira do gerenciamento da rotina, permitindo a cada funcionário mostrar o que tem de melhor. ”

http://www.aedb.br/seget/artigos07/1391_Artigo_Celulas%20Autogeridas.pdf
RESUMO

A importância do foco da gestão nas funções operacionais e o ganho potencial que se tem com a
atenção dada a estes níveis, quer para as pessoas, quanto para as organizações, que
obrigatoriamente, passam a refletir os ganhos obtidos com o crescimento do ser humano como
responsável pelos resultados primeiros dos processos. Analisar o papel de cada um dentro da
organização hierárquica, colocando para cada cargo suas atribuições e devidas funções. Ressaltar a
importância da autonomia conquistada pela comprovada competência das equipes e de como esse
crescimento contribui para toda a organização com o amadurecimento, a colaboração mútua de
todos aliado a um alto grau de desenvolvimento profissional e reconhece a autogestão como
evolução natural e necessária para a competitividade das empresas. Temos resultados bastante
significativos, como: Operários mais capacitados pessoal e profissionalmente, contribuindo para a
construção de sua carreira. Melhoria dos resultados dos indicadores de desempenho: qualidade,
custo, produtividade, segurança e moral. Assim, a autogestão inverte esta visão, ao propor que
devem ser os níveis superiores da hierarquia que têm por responsabilidade sustentar os processos
operacionais, por serem desses a origem dos resultados da empresa.

Palavras chave: Células autogeridas, Gestão de negócios, Grupos semi-autônomos.
CCQ:
http://pt.slideshare.net/FelipeGuedesPinheiro/ccq-como-ferramenta-de-gesto-de-grupos




 - Exercício 4 - montar um banco de dados para rodar ANOVA no SAS – Rodar e elaborar um relatório.
  - Exercício 5 - Elaborar um Gráfico de Controle de Shewhart no seu âmbito de pesquisa.
  - Exercício 6 - Elaborar um exemplo individual, no seu âmbito de pesquisa para aplicar as ferramentas: Diagrama de Dispersão e Regressão.
  - Exercício 7 - Pesquisar SWOT, Brainstorming, brainswriting e Multivotação e Gráfico de Pareto colocar no Blog Individual, 30 linhas – Dinâmica em 2 aulas da disciplina, 4/6.

- Dead Line de Exercícios:
   - De 1 a 4  cobrar 4/6
   - De 5 a 7  cobrar 11/6
- 11/6 Darei MANOVA e PCA.


Arquivo Simulação Teste T
Teste T










Nenhum comentário:

Postar um comentário