Aula X –
13/5/2014
- Refletir e
colaborar na elaboração das listas de exercícios (Tarefas individuais):
- Exercício 1 – Elaborar 8 slides sobre Sistemas Mundiais de Gestão e Certificação
Internacional da Qualidade;
- Exercício 2 - Criar banco de dados e aplicar Teste T, discutir os
resultados.
- Exercício 3 - Elaborar a
primeira (com as 10 primeiras ferramentas – ver blog) de 6 apresentações sobre
as 56 ferramentas mais utilizadas na gestão empresarial, para cada uma delas
colocar:
o 5 a 7 itens
de conceituação
o 1 item de
classificação (estratégica, tática ou operacional)
o Alerta
alunos não acham algumas ferramentas
o Colocar
explicitamente as siglas e sinonímias
- Exercício 4 - montar um
banco de dados para rodar ANOVA no SAS – Rodar e elaborar um relatório.
- Exercício 5 - Elaborar um
Gráfico de Controle de Shewhart no seu âmbito de pesquisa.
- Exercício 6 - Elaborar um exemplo individual, no
seu âmbito de pesquisa para aplicar as ferramentas: Diagrama de Dispersão e
Regressão.
- Exercício 7 - Pesquisar SWOT, Brainstorming,
brainswriting e Multivotação e Gráfico de Pareto colocar no Blog Individual, 30
linhas – Dinâmica em 2 aulas da disciplina, 4/6.
-
Dead Line de Exercícios:
- De 1 a 4 podemos cobrar 4/6?
- De 5 a 7 podemos cobrar 11/6?
- Projeto de
Carolina Bartoletti:
- Tamanho ótimo de amostra – Amostragem
AMOSTRAGEM
|
n = tamanho da amostra
np = tamanho da amostra piloto; em cada caminhão 9 furos, np = 9
t = valor “t” de Student, com np-1 graus de liberdade e uma confiança
especificada
s = estimativa do desvio padrão a partir de amostra piloto
d = margem de erro ou precisão escolhida
N = tamanho da população
Aula XI – 21/5/2014
- Não darei
nada de novo até tirar todas as duvidas dos exercícios dados;
- Refletir e
colaborar na elaboração das listas de exercícios (Tarefas individuais), faltam
2 aulas para iniciarmos as apresentações, alguém quer apresentar algum
exercício?:
- Exercício 1 – Elaborar 8 slides sobre Sistemas Mundiais de Gestão e
Certificação Internacional da Qualidade;
- Exercício 2 - Criar banco de dados e aplicar Teste T, discutir os
resultados.
- Exercício 3 - Elaborar a
primeira (com as 10 primeiras ferramentas – ver blog) de 6 apresentações sobre
as 56 ferramentas mais utilizadas na gestão empresarial, para cada uma delas
colocar:
- 5 a 7 itens de
conceituação
- 1 item de classificação (estratégica, tática
ou operacional)
1- SWOT
|
8- Poka-yoke
|
||
2- PDCA
|
9- Cel. Auto gerenciada, célula de trabalho ou
Unidade Gerencial Básica
|
||
3- SDCA
|
10- Círculo de Controle da Qualidade - CCQ
|
||
4- FMEA / FTA
|
|||
6- 5S – 10S
|
|||
7- 7 Ferramentas para o Controle da Qualidade
|
- SDCA: http://kaizenfieldbook.com/marksblog/archives/tag/sdca
- Exercício 4 - montar um banco de dados para rodar ANOVA no SAS – Rodar e elaborar um relatório.
UNIDADE GERENCIAL BÁSICA
http://recursoshumanosemdestaque.blogspot.com.br/2010/12/unidade-gerencial-basica.html
“ OBJETIVO - A criação das Unidades Gerenciais Básicas – UGB’s visa
estabelecer o gerenciamento da rotina pelos próprios funcionários, tendo como
aspectos básicos a padronização da rotina e o controle da rotina, girando o
PDCA. Cada UGB passa a possuir o seu próprio PDCA e deve prestar contas de suas
metas de melhorias através de workshops. Os itens da rotina (Procedimentos
Operacionais) devem ser acompanhados via Administração Visível. A Unidade
Gerencial Básica é o menor grupo de funcionários definidos dentro da empresa,
sendo, normalmente, parte de um departamento e não necessariamente necessita de
uma chefia. Esta unidade pode operar com líder produtivo que faz a intermediação
da equipe com a administração. A Unidade Gerencial Básica serve também para
definir responsabilidades na ponta (mais próximo do cliente) e gerar a
necessária autonomia para se conseguir atingir as metas propostas.
EFEITO ESPERADO - Que cada célula possua responsabilidade e autonomia
totalmente definidos de tal forma que o papel de chefia se transforma em
monitor, treinador e negociador de metas, levando esta função para a retaguarda
e não mais na dianteira do gerenciamento da rotina, permitindo a cada funcionário
mostrar o que tem de melhor. ”
http://www.aedb.br/seget/artigos07/1391_Artigo_Celulas%20Autogeridas.pdf
RESUMO
A importância do foco da gestão nas funções operacionais e o ganho
potencial que se tem com a
atenção dada a estes níveis, quer para as pessoas, quanto para as
organizações, que
obrigatoriamente, passam a refletir os ganhos obtidos com o crescimento
do ser humano como
responsável pelos resultados primeiros dos processos. Analisar o papel
de cada um dentro da
organização hierárquica, colocando para cada cargo suas atribuições e
devidas funções. Ressaltar a
importância da autonomia conquistada pela comprovada competência das
equipes e de como esse
crescimento contribui para toda a organização com o amadurecimento, a
colaboração mútua de
todos aliado a um alto grau de desenvolvimento profissional e reconhece
a autogestão como
evolução natural e necessária para a competitividade das empresas. Temos
resultados bastante
significativos, como: Operários mais capacitados pessoal e profissionalmente,
contribuindo para a
construção de sua carreira. Melhoria dos resultados dos indicadores de
desempenho: qualidade,
custo, produtividade, segurança e moral. Assim, a autogestão inverte
esta visão, ao propor que
devem ser os níveis superiores da hierarquia que têm por
responsabilidade sustentar os processos
operacionais, por serem desses a origem dos resultados da empresa.
Palavras chave: Células autogeridas, Gestão de negócios, Grupos
semi-autônomos.
CCQ:
http://pt.slideshare.net/FelipeGuedesPinheiro/ccq-como-ferramenta-de-gesto-de-grupos
- Exercício 4 - montar um banco de dados para rodar ANOVA no SAS – Rodar e elaborar um relatório.
- Exercício 5 - Elaborar um
Gráfico de Controle de Shewhart no seu âmbito de pesquisa.
- Exercício 6 - Elaborar um exemplo individual, no
seu âmbito de pesquisa para aplicar as ferramentas: Diagrama de Dispersão e
Regressão.
- Exercício 7 - Pesquisar SWOT, Brainstorming,
brainswriting e Multivotação e Gráfico de Pareto colocar no Blog Individual, 30
linhas – Dinâmica em 2 aulas da disciplina, 4/6.
-
Dead Line de Exercícios:
- De 1 a 4
cobrar 4/6
- De 5 a 7
cobrar 11/6
- 11/6 Darei
MANOVA e PCA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário