Pautas e
Atasde Aulas para Estatística e Inteligência para Gestão e Pesquisa
LCE_5736
Prof.
Gabriel
·
Telefones:
- Tim:
019 - 98156-0745
- Oi: 019
- 98862-7438
- Vivo:
019- 99663-0402
·
Secretária - Mayara: 3429-4144 R. 227
·
Blog: estat-teses-gest-esalq.blogspot.com.br
Horários
de Consultas:
·
Segundas: 13-14h
·
Quintas 16-17h
·
Sábados: 10-15h
·
Domingos: 15-17h
·
HC_Gabriel em Skype ou gasarrie3W@gmail.com ou Lab. A (Pré agendando). Skype e Gmail
videoconferência.
Aula I
Pauta:
·
Teoria: Sistemas
Mundiais de Gestão (SMG) e Certificação Internacional (CI):
o Tarefa 1 Elaborar 8 slides sobre SMG e CI;
·
Pratica:
Bancos de dados e teste T de Student – Livro eletrônico;
o Tarefa2: Criar
banco de dados e aplicar Teste T.
·
jillboltetaylortedtalk
– Lados do cerebro;
·
Iniciar
tecnologia para elaborar blog.
·
Deadline:
Tarefas 1 e 2 ......
·
Horário de
Aulas:
o Com Intervalo:
§ 14 – 16
§ 16:30 - 18
o Sem Intervalo:
§ 14 – 17:20
Aula II –
19/2/2014
Pauta:
- Podemos
acabar 17h? Reunião escola filho. Intervalo mínimo;
- Nos
apresentarmos:
- SMG,
CIQ, CEQ, Estatística para Pesquisa, experiência.
- Assunto de teste;
- Curso;
- Etapa do trabalho de pesquisa:
- Planejamento;
- Execução;
- Processamento de dados;
- Resultados discussão.
- Quer agendar consulta em LAE/ESALQ?
- Comentários gerais.
- Linkar
livro We e resumo;
- Primeira
parte Workshop sobre Exercício Ferramenta Teste T. Como escrever
relatórios no âmbito de pesquisa e gestão.
- Aprofundar
SMG:
- Estrutura PNQ eBSC
- Ferramentas da gestão (56):
- Classificar
em:
-
Estratégicas
- Táticas
-
Operacionais
- Deadline tarefas 1 e 2?
- Pratica no skype?
1- SWOT
|
8- PoyaYoke
|
15- Work Shop
|
||||
2- PDCA
|
9- Cel. Autoger.
|
16- Negoc. Ringi
|
||||
3- SDCA
|
10- CCQ
|
17- PERT / COM
|
||||
4- FMEA
|
11- Gr. Kaizen
|
18- Lean Prod. (Just)
|
||||
5- PO – IT
|
12- Map. Estr.
|
19- Progr. Educação
|
||||
6- 5S – 10
|
13- Map. Tat.
|
20- Auditoria
|
||||
7- 7 FCQ
|
14- Ma.Proc.
|
21- Ana. Crit.
|
||||
22- Adm. Vis.
|
29- Mapas Ment.
|
36- DMAIC
|
||||||||||
23- 7 FPQ
|
30Fluxogr.
|
37- HoshinKanri
|
||||||||||
24- QFD
|
31- GUT -A
|
38- Plano de neg.
|
||||||||||
25- RCA
|
32- Aval. Invert.
|
39- Sist. Inform
|
||||||||||
26- RNC
|
33- Piramide M
|
40- Pol. Basica
|
||||||||||
27- Brains.
|
34- Amostragem
|
41-Simulação
|
||||||||||
28- Multiv.
|
35- DOE
|
42- Reun. Relam.
|
||||||||||
43- QV -OMS
|
50- Metrol.
|
|||||||||||
44- KPI
|
51- CEP
|
|||||||||||
45- Benchmarking
|
52- Endo MKT
|
|||||||||||
46- Post. Atend.
|
53- Pes. Merc.
|
|||||||||||
47- Diag. Clima Org.
|
54- Teste Hipot.
|
|||||||||||
48- Liderança XY
|
55- TPM
|
|||||||||||
49- Data: Minig - Cru.
|
56- 5W-2H
|
|||||||||||
Aula III -26/3/2014
- Primeira
parte Workshop sobre Exercício Ferramenta Teste T. Como escrever
relatórios no âmbito de pesquisa e gestão:
-
Primeiro exercício de Inferência Estatística;
- Marcar DeadLines tarefas 1,2 e 3;
·
Tarefa 1: Elaborar 8 slides sobre SMG e CI – DeadLine
? ;
·
Tarefa 2: Criar banco de dados e aplicar Teste T, elaborar
relatório– DeadLine ?.
·
Tarefa 3: Elaborar a primeira (com as 10 primeiras
ferramentas – ver blog) de 6 apresentações sobre as 56 ferramentas mais
utilizadas na gestão empresarial, para cada uma delas colocar:
o 5 a 7 itens
de conceituação
o 1 item de
classificação (estratégicas, táticas ou operacionais)
·
Workshop de Teste T de Student:
o Ho: Hipótese
de Igualdade ou nulidade:
§ Média Maça =
Média Uva
§ Média Maça -
Média Uva = 0
o H1: Hipótese
Alternativa:
§ Unilateral
ou Uni caudal
·
M Maça > M Uva (pode ser <)
·
Demanda informação previa fidedigna (paper, relatório
confiável), no exemplo existe essa informação, publicada pela empresa.
§ Bilateral ou
Bicaudal: quando não existe informação previa fidedigna.
o Número de
repetições, 5 para o suco de Maça e 4 para o suco de Uva:
§ Seria
insuficiente para publicar na Europa, a norma ISO para estatística recomenda que o número de
repetições por situação (tratamento) seja maior ou igual a 10. Assim deveríamos
ter 10 observações (repetições) para cada um dos sucos.
§ Se não tiver
duas ou mais situações (tratamentos), ou seja somente uma situação, o Teorema
do Limite Central (o mais importante da Estatística) demanda mais do que 20 ou
30 repetições (observações):
·
Exemplo: Queremos estimar o peso dos suínos aos 60
dias, sendo que a situação em termos genéticos e ambientais é homogênea. Assim
deveríamos tomar mais do que 20 ou 30 animais para estimar o peso.
Aula IV – 2/4
2014
- Aprender a fazer download
- Finalizar enfoque probabilístico
do Teste T de Student
- Livros Sonia
- Livros: 6 σ, TQC,
Metrologia, etc.
- Linkar no Blog Livros:
-
Estatística
-
WE e Resumo
- ANOVA e Teste de Comparações
Múltiplas no SAS:
-
Arquitetura econômica do mundo e pirataria, SAS e alternativas;
-
Quando temos mais de duas categorias para comparar;
- Teste_T_ADES_SAS.xls;
-
ADES_ANOVA_SAS.sas;
- Tarefa
montar um banco de dados para rodar ANOVA – Rodar e elaborar um relatório.
·
Tarefa
4: montar um
banco de dados para rodar ANOVA – Rodar e elaborar um relatório
- PNQ e BSC estrutura, apresentar e pedir Tarefa 5.
Modelos de Relatórios
para a Ferramenta mais Frequentemente
Utilizada em Inteligência e Gestão Organizacional – Teste T de Student (também
na área de pesquisa):
Situação a)Existe informação
previa confiável: por exemplo um paper cientifico ou um relatório do
supervisor da linha de produção, atestando que há uma tendência de existir maior concentração
de Na OH no suco de maça. Assim optamos por utilizar uma hipótese alternativa
unilateral.
Pesquisa: Resultados e Discussão da Situação a):
Tabela 1 – Resultados do Teste T de Student
Os resultados da Tabela 1, indicam que existe
evidencia probabilística para se rejeitar a hipótese de nulidade, assim o suco
de maça apresenta maior concentração de Na OH do que o suco de uva, com uma margem
de confiança de 95,42% (p
< 0,046).
Gestão: Sumario Executivo da Situação a):
O suco de maça ( media= 9,2 ) apresenta maior
quantidade de Na OH do que o suco de uva (media= 7,5) com 95,4 % de confiança.
Situação b) Não existe informação previa confiável: por exemplo um paper cientifico ou um relatório do supervisor da linha de produção, atestando que há uma tendência de existir maior concentração de Na OH no suco de maça. Assim optamos por utilizar uma hipótese alternativa bilateral.
Pesquisa: Resultados e Discussão da Situação b):
Tabela 1 – Resultados do Teste T de Student
Os resultados da Tabela 1, indicam que não
existe evidencia probabilística suficiente para se rejeitar a hipótese de
nulidade, assim o suco de maça apresenta estatisticamente a mesma concentração
de Na OH que o suco de uva (p <
0,091).
Gestão Empresarial:
Sumario Executivo da Situação b):
O suco de maça não difere estatisticamente do
suco de uva em termos de Na OH ( margem de erro 9,1%), ainda que as medias
sejam diferentes matematicamente, 9,2 para maça e 7,5 para uva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário